O primeiro acampamento para integração, aconteceu do dia 13 a 15 de dezembro de 2010, na sede. No começo confesso que achei que fosse ser muito complicado trabalhar com faixas etárias diferentes, muitos escoteiros e poucos seniores e guias, achei que nem tudo seria simples e que não seria fácil lidar com certas pessoas. O acampamento começou com um almoço comunitário [motiori] cada um levava um prato e bebida. Foi tudo muito divertido, e as mesas pareciam estar divididas então a proposta do Chefe Hirata apareceu de que cada refeição as mesas teriam que ser diferentes.
Então, após o almoço fizemos o hasteamento geral com a oração da Guia Miho, que pediu que não chovesse mas infelizmente não foi atendido o pedido D: então sentamos em circulo para uma dinâmica para nos conhecermos melhor, depois uma apresentação das apresentação para conhecermos os lugares do nosso turismo: Noruega, Dinamarca e Suécia [sede do jamboree]. Durante a apresentação uma chuva fez com que parássemos tudo, para arrumarmos as coisas que estavam fazendo barulho. Após a apresentação, foram o Matheus, Coelho, Jaber [Thiago Ikuno], Luis e Eith, para as compras. Enquanto isso o Sênior Yusuke Kai, chegou e alguns escoteiros ficaram conversando, outros no computador, no twitter.
Ao chegar com as compras alguns começaram a preparar o jantar, enquanto outros ficaram jogando.. Durante o jantar o escoteiro Alex Sato chegou (: Tivemos dança circular com a Chefe Lídia, onde tivemos uma pequena “revisão” do Body Percussion e aprendemos a dançar o Brasileirinho, e relembramos o flor amorosa. Quando terminamos finalmente fomos jantar, depois ficamos até a madrugada conversando e jogando.
No dia seguinte acordamos, tomamos café-da-manhã, lavamos os copos e arrumamos as mesas.
Então fizemos uma ginástica matinal e a Chefe Susan deu uma atividade dividida em tres etapas. A primeira era individual, a segunda por patrulha, e a última etapa com a tropa. Tivemos um jogo em que a patrulha inteira de olhos vendados [exceto o último] tinha que pegar um objeto. O objetivo era trabalhar diferentes tipos, estratégias. Após isso, tivemos o almoço feito pelo Jaber, Henrique, e Eith e com ajuda de alguns.
Almoçamos, lavamos as louças nos reunimos em patrulhas para pensarmos nas regras de convivência e depois conversamos entre a tropa . Como estava chovendo muito decidimos não ir a Paulista como tinhamos combinado então foi primeiramente sugerido para que comprássemos pizza para o jantar, mas o Chefe Pallamin disse que poderia nos ensinar.
Então tivemos uma reunião de patrulha para decidir os nomes das patrulhas e seus respectivos gritos então ficou: ARARA, SABIÁ e JACARÉ. Enquanto a reunião acontecia sairam o Gabriel, Wagner e Daniel para as compra com o Chefe Hirata. Apresentamos os gritos e nomes, e fomos fazer as pizzas sugeridas pelo Chefe Pallamin.
Como era aniversário da Chefe Susan e do escoteiro Erik Hirata, a Mika[mãe do Erik] levou um bolo para fazer uma surpresa então cantamos PARABÉNS. Após comermos o bolo que estava maravilhoso, fomos ‘dispensados’ pois iriamos ter um workshop de Roda de Tambores. Foram mais ou menos 4 horas de workshop, com intervalo para comer. Ao acabar este workshop, ficamos livres e conversando, jogando baralho, alguns no computador até tarde e fomos dormir.
No último dia, todos meio cansados tomamos café da manhã, fizemos a avaliação do acampamento e arrumamos tudo, e cada um voltou para sua casa.
Pela avaliação todos gostaram muito, acharam que houve uma integração legal ao longo desses três dias, e alguns descobriram pontos positivos uns dos outros e a chefia pode conhecer melhor alguns.
Sempre Alerta
Guia: Carolina Mayumi Ikuta